Obrigado Pela Visita

WEB RÁDIO

21 de junho de 2011

NORDESTE : Se somos discriminados por que não nos tornemos independentes ?













Em geral, o Nordeste é visto apenas como uma região pobre, com secas periódicas no Sertão, com a migração de nordestinos para outras regiões do Brasil, que somos o atraso do país. É como a mídia e pessoas de outras regiões, especialmente do Sudeste, ficarem discriminando os nordestinos.Porém, essas pessoas que tanto discriminam o Nordeste, e esquecem de vários detalhes. O Nordeste foi a região do país que mais vem crescendo nas últimas décadas, com um crescimento superior à média do país, gerando mais empregos que São Paulo e Rio de Janeiro.
A região vem se transformando, redesenhando o seu perfil. O programa Bolsa-Família injetou muito dinheiro na região e, com isso, diminui o índice de mortalidade infantil. Com a desconcentração industrial, os estados nordestinos passaram a atrair mais indústrias do que os estados das outras regiões, pois nós temos o diferencial para isso: um povo trabalhador, hospitaleiro e acima de tudo, disposto a enfrentar qualquer desafio. A mão de obra não é tão cara, muita matéria-prima e os governos dão incentivos fiscais para as empresas que queiram se instalar nessa região.
Com isso, o Nordeste passou de produtor de bens tradicionais a produtor de itens de base tecnológica, como aços especiais, automóveis, equipamentos para irrigação, softwares, eletroeletrônicos, barcos, chips e calçados. No agronegócio, a participação nordestina é expressiva, e hoje já somos o terceiro maior produtor de frutas do mundo, o maior exportador de uva de mesa do Brasil, o maior produtor de matéria-prima para biodiesel e o segundo de cana-de-açúcar. As frutas produzidas no Nordeste se diferenciam das outras regiões: o clima semiárido, que foi o maior empecilho para o desenvolvimento da região no passado, hoje é o maior aliado, graças à irrigação artificial. O Rio Grande do Norte produz cerca de 95% de todo o sal produzido no país.Destaca-se ainda, a extração de petróleo e gás natural, onde já respondemos por mais de 35% da produção nacional. Em Pernambuco, o polo gesseiro instalado em Araripina atende 95% do consumo do país.O turismo foi uma das atividades que mais cresceram nas últimas décadas, graças aos mais de 3.338 km de litoral. Esse fator natural ainda contribui para o desenvolvimento da pesca marítima, contribuindo para gerar emprego e renda para a região.
No varejo, o crescimento dos shoppings centers tem sido outro indicar da expansão da região, incrementando e gerando emprego e renda para a população. Sem contar que, se todos os nordestinos que moram no Sudeste, especialmente em São Paulo, deixarem este estado, iria faltar mão de obra na maior parte das empresas.
Então, se tanto discriminam nós nordestinos, porque não nos tornemos independentes? Aí, os que discriminam nossa região iriam sentir a importância que nós temos para o país e para o mundo.
Nossa Visão
Prof. Marciano Dantas

Nenhum comentário: