Recheado de tecnologia, o utilitário de grandes dimensões impressiona pela frente imponente com aparência de mau e o excesso de cromados até nas rodas. Leia o teste
Se o Ford Edge chama a atenção pelas dimensões avantajadas e jeito de mal-encarado, os cromados presentes até nas rodas enormes de 20 polegadas não passam despercebidos nem pelos mais desatentos. O que mudou na reestilização foram as barras cromadas nas grades e os filetes de LEDs na parte superior do para-choque dianteiro. Na traseira, a principal novidade em relação à geração anterior são as saídas duplas de escapamento. Para tirar o grandalhão de mais de duas toneladas de peso da inércia, o motor V6, acoplado à transmissão automática de seis velocidades com opção de trocas manuais, é suficiente.
Grandes rodas de 20 polegadas com acabamento cromado reforçam o ar moderno do crossover
Tecnologia de peso
Desde que a sofisticação e a tecnologia chegaram ao habitáculo, os utilitários passaram a ser denominados de crossovers. O Edge com seu apelo high-tech é mais um exemplar da espécie. Acabamento caprichado com bancos forrados em couro com duas memórias e painel de instrumentos com opções de cores diversas.
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Entre as inovações tecnológicas estão o sistema de telas de LCD configuráveis por meio de toques no painel; monitoramento de pontos cegos, com luz amarela acesa no retrovisor; alerta de tráfego cruzado em marcha a ré; acesso ao interior, estando a chave no bolso; sistema multimídia com conexão para celular com comandos de voz; entradas USB; câmera de ré; sensor de chuva e bancos com ajuste elétrico em 10 direções. O dispositivo denominado MyKey possibilita até limitar ainda mais a velocidade máxima e não desativar os diversos controles, como o de tração.
BRINQUEDO Os quadros tradicionais no painel deram lugar a duas telas de LCD coloridas de 4,2 polegadas ao lado do velocímetro analógico. Assim, o motorista pode, por meio de dois comandos de cinco pontos instalados em cada lado dos raios do volante, personalizar e controlar as funções nas telas. É possível também optar entre visualizar o conta-giros ou dados de consumo, entre outros muitos. Os comandos também podem ser feitos por voz. As informações são divididas em categorias e cores para facilitar a identificação. Há ainda uma tela de oito polegadas no console que engloba diversas funções.
SEGURANÇA Seis airbags, sistema ABS, controle eletrônico de tração e de estabilidade estão entre os principais. Os pneus contam com monitoramento de pressão e a tração é dianteira com transferência para as rodas traseiras sempre que necessário, idêntico ao do Honda CR-V. O motor V6 tem funcionamento silencioso e agradável, mas, se o motorista entusiasmar e pisar fundo, o consumo sobe radicalmente. O computador registrou média de 3km/l a 4km/l na cidade e de 7km/l a 10km/l em rodovia. As marchas podem ser trocadas manualmente por meio de teclas e - na lateral da alavanca. Segundo a Ford, o Edge tem sistema que corta a alimentação nas desacelerações, a exemplo de reduções de velocidade na estrada.
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DENTRO O silêncio a bordo é incrível com a boa qualidade do revestimento acústico. Se o motorista e passageiro da frente desfrutam de muito conforto, o mesmo não se pode dizer da turma de trás. O assento do banco traseiro, que é facilmente rebatível, é inclinado e as pernas ficam em posição desconfortável. Em viagens longas, provoca cansaço. O porta-malas é de bom tamanho, mas falta a cobertura para ocultar as bagagens. A tampa do porta-malas tem comando elétrico para abrir e fechar na versão topo de linha, a Limited. O sistema de som, também de série nesta versão, é sofisticado, com 12 alto-falantes e amplificador digital.
DIRIGINDO A fera exige cuidados especiais do motorista. Em pisos irregulares, até o banco do passageiro balança por causa das rodas aro 20. O comportamento dinâmico é bom, mas abusar em curvas é opção ruim. A proposta do Edge é outra. Parece ter sido concebido para rodar apenas em asfalto liso.
Notas (0 a 10)
Desempenho 9
Espaço interno 8
Porta-malas 8
Suspensão/direção 7
Conforto/ergonomia 8
Itens de série/opcionais 10
Segurança 8
Estilo 8
Consumo 5
Tecnologia 9
Acabamento 10
Custo/benefício 8
Quanto custa
O Edge Limited tem preço sugerido de R$ 133.900 e com teto solar panorâmico, R$ 142.610. A versão SEL, de entrada, tem preço sugerido de R$ 122.100.
Conforto e luxo no interior
A maioria dos equipamentos é de série e o único opcional da versão topo de linha é o teto solar panorâmico. Confira pontos positivos e negativos em ergonomia desse crossover importado
Cintos de três pontos retráteis e apoios de cabeça para todos
AVALIAÇÃO TÉCNICA
Acabamento da carroceria
A qualidade da pintura é boa. O capô está desnivelado e descentralizado em relação aos para-lamas. As quatro portas estão desniveladas entre si e a carroceria e há folgas fixas diferentes entre os dois lados. A tampa traseira está descentralizada.
REGULAR
Vão do motor
O motor V6 preenche bem o vão, deixando o acesso à manutenção bem limitado a vários componentes. Os itens de verificação permanente têm fácil identificação e manuseio. O resultado da insonorização em relação ao habitáculo é ótimo.
REGULAR
Altura do solo
Não tem nenhuma proteção por chapa em aço para a zona inferior do motopropulsor, apenas parcialmente na caixa de transferência. Não houve interferências com o solo no nosso percurso misto de provas, apenas leves raspadas na aba inferior do para-choque dianteiro, que é saliente, prejudicando o ângulo de ataque.
REGULAR
Climatização
É automático digital. Tem opção de regulagem de temperatura diferenciada para condutor e passageiro. A vazão de ar pelos difusores do painel é muito boa e somadas à do final do console central proporciona um ambiente climatizado com conforto em um tempo satisfatório, depois de o veículo ficar fechado sob o sol por meia hora. A rumorosidade de funcionamento é baixa e o sistema está bem vedado. POSITIVO
Freios
Apresentaram um bom comportamento dinâmico na cidade e em rodovias. A sensibilidade do pedal de freio é boa. O freio de estacionamento é por comando a pedal com função ON/ OFF simultânea integrado. O ABS está muito bem calibrado para uso sobre piso de baixo atrito e seco. Com o veículo em velocidade, a desaceleração foi eficiente e balanceada nos dois eixos, sem afundamento significativo no conjunto dianteiro em frenagem de emergência. Não ocorreu perda de eficiência frenante depois de uso severo.
POSITIVO
Câmbio
A tração é permanente nas quatro rodas e o câmbio automático com seis marchas tem opção de troca manual sequencial por meio de tecla instalada na lateral do pomo da alavanca com display no quadro de instrumentos. Apresentou um bom funcionamento com trocas suaves e relações de marchas bem escalonadas em função do peso do automóvel e curva do motor. A sensibilidade em kick-down é eficiente, com respostas imediatas. Tem informação no quadro de instrumentos indicando a opção de condução e marcha selecionada.
POSITIVO
Motor
É muito silencioso, elástico e sem vibrações o seu funcionamento. Em relação ao peso, a sua aceleração é notável e as retomadas de velocidade eficientes. A sua dirigibilidade é prazerosa e segura. A curva gerada de potência e torque favorece uma ótima condução no uso na cidade e em rodovias, e carregado e com ar-condicionado ligado a perda no rendimento é mínima.
POSITIVO
Vedação
Boa contra água.
POSITIVO
Nível interno de ruídos
O efeito aerodinâmico é contido mesmo em alta velocidade e o nível interno de ruídos, razoável.
REGULAR
Suspensão
A estabilidade é boa no uso normal do veículo, em que se contornam curvas (terra batida cascalhada e asfalto) com boa precisão. Numa condução mais esportiva ainda vai bem, ajudado pela tração permanente nas quatro rodas e pelo sistema eletrônico de tração e estabilidade, que é sensível à menor variação de estabilidade direcional e lateral, interferindo na rotação do motor e no sistema de freios. Surpreende o bom nível do conforto de marcha, em que as suspensões conseguem filtrar bem as imperfeições do solo para veículos desse segmento, apesar dos pneus da série 50 e os 245mm de área de contato com o solo de cada pneu. Ao trafegar sobre piso irregular (cidade/rodovias com asfalto remendado e terra) a sensação de conforto em todo o habitáculo é muito boa.
POSITIVO
Direção
A assistência é hidráulica com cargas muito bem definidas para o uso misto. A coluna de direção tem ajuste manual em altura e distância com bom curso e o volante, boa pega. Apesar das dimensões do conjunto roda/pneu (245/50 R20), o diâmetro de giro é muito bom e a velocidade do efeito/retorno agrada. A precisão na reta e em curvas é satisfatória e há luz de advertência no quadro de instrumentos indicando variação da pressão dos pneus.
POSITIVO
Iluminação
Há luz de cortesia no porta-malas, base inferior dos retrovisores externos, para-sóis, zona dos pés de todos os ocupantes, sede das maçanetas internas das portas, porta-trecos nos painéis de porta/porta garrafas no console central e zona dentro do apoia braço central. No teto, há dois conjuntos de lanternas, ambos com duplo spot fixo integrado com resultado satisfatório em iluminação. O novo grupo óptico dianteiro é bixenônio, muito eficiente, e não conta com auxilio de faróis de neblina, e tem regulagem automática de altura, mas sem lavador das lentes. Há sensor crepuscular.
POSITIVO
Limpador do para-brisa
Os esguichos no para-brisa são do tipo spray em V com boa vazão e abertura. Ao acioná-los, o sistema de limpeza atua automaticamente com palhetas de boa qualidade, que varrem uma área satisfatória. No vidro traseiro o sistema é também muito eficiente. É fácil o acesso ao reservatório instalado dentro do vão motor. Há sensor de chuva.
POSITIVO
Estepe/macaco
O estepe está instalado dentro do porta-malas no fundo do assoalho. É temporário e específico para pequenos deslocamentos e com velocidade máxima limitada de 80km/h. Abaixo dele está o kit de troca. A operação de troca é normal, mas essa solução do conjunto roda/pneu diferente dos de uso não é prática numa viajem longa porque altera o comportamento dinâmico do automóvel. O fato de ter cinco prisioneiros fixos por cubo ajuda na troca, mas o pneu/roda de uso danificado não cabe em altura no local específico, o que altera o nível do plano inferior do porta-malas, que, se estiver cheio de bagagem...
NEGATIVO
Alarme
A chave de ignição é especial e não há comutador de ignição para inseri-la. O sistema reconhece a proximidade dela e libera a abertura da porta do condutor, além do botão start/stop para ligar/desligar o motor. O vidro da porta do condutor tem abertura/fechamento por um toque. E o sistema antiesmagamento funcionou bem. Ao dar comando por meio de controle remoto inserido na chave de ignição, os vidros não sobem automaticamente. Não tem de série proteção volumétrica dentro do habitáculo, nem a perimétrica nas partes móveis.
REGULAR
Volume do porta-malas
O declarado pela fábrica é de 908 litros. O encontrado com o banco traseiro na posição normal, sem ultrapassar a altura do encosto e vidros laterais e sem utilizar a área livre abaixo do recobrimento do assoalho ao lado do estepe, foi de 500 litros.
Avaliações do engenheiro Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan
Ficha técnica
Motor
Dianteiro, transversal, seis cilindros em V, 24 válvulas, 3.496cm³ de cilindrada, que desenvolve 289cv de potência máxima a 6.500rpm e torque máximo de 35kgfm a 4.000rpm
Transmissão
Tração permanente nas quatro rodas, com câmbio automático de seis marchas
Suspensão/rodas/pneus
Dianteira, independente, do tipo McPherson, com braços inferiores e barra estabilizadora; e traseira, independente, do tipo Multilink, com braços de controle e barra estabilizadora / 8 x 20 polegadas, em liga leve / 245/50 R20
Direção
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica
Freios
A disco nas quatro rodas, com sistema ABS (antitravamento) e EBD (distribuição eletrônica da força de frenagem)
Capacidades
Tanque, 72 litros; peso, 2.075kg; de carga (passageiros e bagagem), 413kg
Equipamentos
De série
Aparência - Aerofólio na cor do veículo; barras longitudinais no teto; rodas de liga leve com aro de 20 polegadas.
Conforto/conveniência - Vidros verdes; alarme com controle remoto na chave; acendimento automático dos faróis; acionamento elétrico para abertura/fechamento do porta-malas; ajuste de altura e distância da coluna de direção; ajuste elétrico dos bancos do motorista e passageiro, com seis posições e memória; sistema de personalização da luz ambiente; ar-condicionado com ajuste individual para motorista e passageiro; computador de bordo com diagnóstico e bússola; controle de rádio na direção; direção hidráulica; sistema Sync de multimídia, com CD Player com MP3 para seis discos, entrada auxiliar, conexão Bluetooth, USB e iPod, memória (de 10GB), DVD e chamada por comando de voz; porta-luvas com amortecedor; porta-óculos; sensores de estacionamento e de chuva; travamento automático das portas; sistema My Ford Touch com telas de LCD configuráveis; acesso ao interior sem chave;
Segurança - Sistemas de controle de estabilidade e rolagem; airbags duplo frontais, laterais e de cortina; aviso sonoro de utilização do cinto de segurança; sistema EPats antifurto; freios ABS; sensor de monitoramento da pressão dos pneus; e cintos e airbags com sensores, monitoramento de pontos cegos, alerta de tráfego cruzado, câmera de ré, controles eletrônicos de tração e estabilidade.
Opcional
Teto solar panorâmico.
Saída dupla do escapamento reforça estilo robusto do modelo, que pesa duas toneladas
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