Obrigado Pela Visita

WEB RÁDIO

26 de outubro de 2010

Projeto em Votorantim (SP) vai converter bituca de cigarro em adubo






Processo vai retirar metais pesados e componentes agressivos dos restos.
Material será misturado a um composto orgânico e a resíduos vegetais.
Brasil produz 140 milhões de cigarros por ano. Cada bituca leva, em média, dois anos para se decompor na natureza
Um projeto pioneiro lançado hoje em Votorantim (SP) prevê a coleta e transformação dos restos de cigarros em adubo orgânico. O trabalho envolve a prefeitura e empresas de reciclagem. A Poiato Recicla, uma das parceiras, desenvolveu coletores de pontas de cigarro que serão colocados em locais estratégicos da cidade de 120 mil habitantes, como a entrada de bancos, restaurantes e prédios públicos.
Composto servirá de adubo
para plantas em projetos
de recuperação ambiental
O material será recolhido regularmente e encaminhado para outra parceira, a Conspizza, de Uberlândia (MG), que o submeterá a um processo de compostagem. Após a retirada dos metais pesados e outros componentes agressivos, os restos de cigarro serão misturados a um composto orgânico e resíduos vegetais.
Desde que a lei antifumo, em 2009, proibiu o cigarro em recintos fechados, as prefeituras paulistas constataram um aumento no volume de pontas lançadas nas ruas. O material servirá de adubo para plantas em projetos de recuperação ambiental. "A lei limpou o ar, agora vamos limpar o chão e o resto do ambiente", disse o prefeito Carlos Pivetta (PT).
Vinte bitucas num manancial geram poluição equivalente a
de um litro de esgoto
A prefeitura fará campanha para incentivar o uso do coletor. O sócio da Poiato, Marcos Poiato, disse que o projeto foi trazido de Londres por um médico.
A empresa pretende estender a iniciativa a outras cidades. "Fizemos contatos com 37 prefeituras e muitas se interessaram", disse. De acordo com o empresário, embora pareça inofensiva, a ponta de cigarro traz sérios problemas ambientais. "Está comprovado que 20 bitucas num manancial geram poluição equivalente a de um litro de esgoto."
Restos de cigarro representam quase um terço do lixo lançado
nas ruas e calçadas
Votorantim vai bancar parte do custo com a coleta e a destinação do material, mas espera fazer parcerias para dividir a despesa.
De acordo com o prefeito, pesquisas apontam que os restos de cigarro representam quase um terço do lixo lançado nas ruas e calçadas. O Brasil produz, anualmente, 140 bilhões de cigarros e cada bituca leva, em média, dois anos para se decompor na natureza.

Nenhum comentário: