VEJA MAIS IMAGENS DA EXPOSIÇÃO
Organizada em dois núcleos, a mostra apresenta algumas das mais importantes fotografias sobre a construção e os primeiros anos da capital e, também, obras recentes que discutem os simbolismos de Brasília e a condição atual da arquitetura e do urbanismo contemporâneos.
No primeiro deles serão exibidas fotografias de grandes nomes como Marcel Gautherot, Peter Scheier e Thomaz Farkas. As imagens mostram as principais obras arquitetônicas de Oscar Niemeyer registradas no início dos anos 1960 e os primeiros habitantes da região --cenas do Núcleo Bandeirante, de pedestres nas áreas comerciais das superquadras, de crianças indo à escola e até das primeiras favelas em torno do Plano Piloto. Haverá ainda espaço para obras gráficas e audiovisuais de Mary Vieira, Aloísio Magalhães e Eugene Feldman.
Já o segundo será reservado para trabalhos que abordam Brasília por meio de linguagens como mapas, cédulas de dinheiro, recortes de jornal, cartazes, cartões-postais, vídeos e fotografias. São obras realizadas por artistas de diferentes gerações como Waldemar Cordeiro, Cildo Meireles, Almir Mavignier, Regina Silveira, Orlando Brito, Emmanuel Nassar, Robert Polidori, Jac Leirner, Rubens Mano, Mauro Restiffe e Caio Reisewitz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário