Obrigado Pela Visita

WEB RÁDIO

14 de junho de 2011

Erros gramaticais ‘pegam’ a gestão pública; blog também comete absurdo




iv>

Erros gramaticais parecem virose e alcançam a administração pública municipal; blog também comete absurdo de corrigir errado o que está certo
Erros gramaticais parecem ter se tornado cada vez mais comum, não apenas na imprensa paraibana ou nacional, mas inclusive partindo de pessoas que se empenham em detectar erro dos outros. Depois das conseqüentes falhas crassas do Ministério da Educação, agora é a vez de algumas administrações públicas municipais seguirem o mesmo exemplo.
Na manhã desta quinta-feira, (09), a reportagem do PB Agora detectou um flagrante quando passava por uma das ruas centrais de Campina Grande. O fato é que uma ambulância da cidade de Alcantil, Cariri paraibano, tem impresso a seguinte informação na traseira do veículo com dois erros de Português: “ADQUIRIDO COM RECURSOS PRÓPIOS”.
No primeiro a concordância nominal deveria ser com a ambulância, ou seja, ADQUIRIDA, mas devem ter se referido ao automóvel, menos mal. Em seguida, "engoliram" a letra "R" da palavra PRÓPRIOS. Confiram nas fotos abaixo:
Confira:
Mais um erro
Até mesmo um blog que surgiu nos últimos meses na Paraíba e que se propõe a mostrar erros de colegas jornalistas, comete seus suicídios, inclusive assassinando repetidamente a gramática e ainda com a “ingenuidade” de fazer correções irresponsáveis, a exemplo da feita em uma paródia gravada em vídeo mostrando o protesto de estudantes da UFPB, publicada no Youtube.
Ao lerem a legenda da paródia criada pelos alunos do Curso de Comunicação em Mídias Digitais, o tal blog tentou mais uma vez analisar equivocadamente e corrigi-los, ao que o tiro saiu pela culatra. Chamando-os de assassinos da língua portuguesa, a equipe do tal blog afirmou que a letra da paródia estava errada. No entanto, ela está certíssima.
Ao declararem em sua paródia sobre o local onde estão assistindo aulas, os alunos da UFPB dizem: “tem aluno estudando na despensa”. Até aí tudo bem, mas o tal blog decide fazer um print e corrigir os estudantes equivocadamente ao afirmar que o certo seria DISPENSA. Será que eles esqueceram a diferença entre DISPENSA e DESPENSA?
Bem se esqueceram, aí vai um lembrete:
Com o sentido de “local ou armário onde se guardam mantimentos”, o certo é “despensa”, com E na primeira sílaba.
“Dispensa”, com I, é forma do verbo “dispensar”: eu dispenso, tu dispensas, ele dispensa...
Portanto, o correto é “despensa vazia”.
Se não fossem os olhos atentos dos leitores, a correção do correto pelo errado estaria até agora nos anais do referido blog
Confiram os erros lamentáveis detectados na manhã desta quinta-feira, (09), pela reportagem do PB Agora e tirem suas conclusões:
Simone Duarte
Fotos: Simone Duarte
PB Agora

Nenhum comentário: