Eles podem até dizer que não se preocupam, mas são poucos os homens que realmente não ligam para o fato de perder os cabelos. E, assim como as mulheres, estão constantemente em busca de explicações para a calvície. O problema é que há muitos mitos em torno da queda dos fios, o que acaba atrapalhando o tratamento. Maior nome da tricologia no Brasil e membro da International Association of Trichologists, o médico Ademir Jr desvenda quatro das principais lendas da calvície masculina.
O excesso de testosterona causa queda de cabelo. Por isso, os carecas são mais potentes: mito. Não há relação entre calvície e potência sexual, pois a perda de cabelo não é causada pelo aumento na produção de hormônios masculinos. “O que causa a queda é o aumento na produção da enzima 5-alfa-redutase, que é determinada geneticamente e não tem nada a ver com virilidade”, explica o médico.
Gel causa queda de cabelo: mito. Apenas evite dormir com o produto nos fios, pois os mesmos ficam endurecidos e podem quebrar com mais facilidade, segundo Ademir.
Alguns esportes intensificam a queda dos fios: mito. “O homem que tem tendência à calvície vai ficar careca independentemente do esporte ou atividade física”, garante o tricologista.
Anabolizantes ajudam a diminuir a queda capilar: mito. O uso da substância pode, inclusive, aumentar a perda de cabelo. Homens que tomam medicações anabolizantes, que agem de forma parecida à testosterona, ou mesmo aqueles que usam variações da própria testosterona como reposição hormonal ou para ganhos na massa muscular, poderão experimentar queda de cabelos aumentada e aceleração da calvície, finaliza o doutor Ademir.
Terra
Nenhum comentário:
Postar um comentário