Obrigado Pela Visita

WEB RÁDIO

8 de novembro de 2010

Cientistas usam pequenas partículas para acabar com cheiros ruins

Feitas de sílica e cobertas por cobre, elas são duas vezes mais eficientes do que as de ouro.

Desodorante feito de nano partículas elimina o mau cheiro de

roupas e dos cômodos de uma casa de forma mais eficiente

Cientistas estão desenvolvendo uma nova técnica para acabar com odores em lares e ambientes em geral.

Os pesquisadores descobriram que um desodorante feito de nano partículas pode eliminar o mau cheiro com eficiência até duas vezes superior à do atual padrão de ouro.

Brij Moudgil, da Universidade da Flórida, nos Estados Unidos, liderou os estudos e notou que a maioria dos purificadores de ar, comprada por consumidores que tentam tirar cheiros indesejáveis de roupas, animais e cômodos, encobre os odores com aromas agradáveis, mas não perfuma completamente o ambiente.

Nessa tentativa, muitas pessoas recorrem a substâncias desodorizantes que se baseiam no carbono ativado e no bicarbonato de sódio. No entanto, essas substâncias têm capacidade pequena de absorver substâncias químicas responsáveis pelo odor.

Os pesquisadores desenvolveram um novo material feito de nano partículas de sílica (ingrediente principal da areia da praia) – cada uma com 1/50.000 da largura de um fio de cabelo – coberto por cobre. O metal possui propriedades antibactericidas e anti-odor, e as nano partículas permitem que o cobre tenha uma área maior para exercer seu efeito.

Testes das partículas com o etanotiol, composto químico que deixa o gás natural com mau cheiro, mostraram que as nano partículas foram duas vezes mais eficientes que o padrão de ouro – à base de carvão ativado.

Confira também



As partículas também poderão ser usadas em processos de remoção de contaminantes de enxofre encontrados no óleo bruto.

Nenhum comentário: