Obrigado Pela Visita

WEB RÁDIO

9 de fevereiro de 2011

Comportamento moderado na vida e no álcool


Beber moderadamente não é uma tarefa tão simples. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o consumo moderado de álcool significa 2 duas doses diárias para os homens e 1 dose diária para as mulheres ou até quatro doses para eles e três doses para elas em um único evento. Uma dose equivale a uma lata de cerveja, 150ml de vinho e 45ml de bebida destilada.
É bem conhecida a dificuldade de algumas pessoas em beber qualquer quantidade de bebida alcoólica. Outras, entretanto, não conseguem parar nas doses definidas como moderadas. Isso causa uma grande dúvida a cerca da possibilidade de algumas pessoas beberem moderadamente.
De acordo com o sociólogo Kaye Middleton Filmore,da Universidade da Califórnia, quem bebe moderadamente, tende a fazer tudo certo – eles fazem atividade física, não fumam, comem bem e bebem moderadamente.Daí fica difícil entendermos o papel do álcool na saúde dessas pessoas, além do fato delas terem um estilo de vida tão saudável e regrado.
Ser moderado é, na verdade, um grande desafio. Não somente no consumo de álcool, mas também nos alimentos. Basta observarmos as pessoas que preferem não comer nada a comer pouco. Nas palavras da poetisa mineira Adélia Prado, nós podemos ter uma noção da dificuldade em ser moderado: “Confesso: ficar sem comer eu fico e agüento, quatro dias já fiquei, por penitência, por vaidade. Comer pouco, não. É me crucificar com prego rombudo.”
Assim, as orientações de beber moderadamente podem ser seguidas ou não e naqueles que não conseguem seguir a cartilha dos moderados o risco pode ser grande. De acordo com as citações do Dr George Lundenberg, além de todos os riscos inerentes ao consumo moderado e freqüente do álcool, os dados apontam que de cada 10 pessoas que consomem álcool regularmente, uma se torna dependente e de cada 10 pacientes dependentes, pelo menos um deles manifestou a dependência após a primeira ingestão alcoólica.

Nenhum comentário: