Obrigado Pela Visita
WEB RÁDIO
25 de maio de 2010
Presos não mostram interesse em eleições
Maioria de presos em condição de votar abre mão do direito. Até agora, 22.456 estão aptos a participar do processo
Para garantir o direito do voto aos presos provisórios e menores infratores, tribunais regionais eleitorais de todo o Brasil têm traçado uma verdadeira estratégia de guerra. O plano inclui monitoramento de riscos nos presídios e casas de detenção, acompanhamento, em parceria com a polícia, de grupos criminosos organizados, seleção minuciosa de mesários voluntários que irão atuar nessas seções e análise sobre o acesso à propaganda eleitoral(1). Levantamento feito pelo Correio nos 26 estados e no DF mostra, porém, que o aparato montado não se traduz no número de presos com intenção de participar da eleição. Até agora há estimativas de que 22.456 presos provisórios irão votar, número bem abaixo dos 150 mil detentos com direito a voto.
O número baixo tem algumas explicações. Ao contrário do eleitor em liberdade, os presos provisórios podem decidir se vão votar. A avaliação é a de que existe desinteresse pelo processo político entre os detentos. Outra questão é a preocupação com a segurança do processo. Em Goiás, não haverá eleições nos presídios. O TRE-GO alega falta de segurança.
Os riscos de uma ampla votação nos presídios ainda são desconhecidos. A Polícia Federal teme a influência de facções criminosas como o Primeiro Comando da Capital e o Comando Vermelho. Experiências pontuais foram realizadas nos últimos pleitos. Em 2008, Amazonas, Acre, Amapá, Ceará, Mato Grosso, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Sergipe e Rio Grande do Sul tiveram urnas em presídios. Não houve registros graves de incidentes.
Os tribunais regionais eleitorais levantam o número de presos provisórios que decidiram votar em outubro. Até o momento, a estimativa é a seguinte:
Acre – 404
Alagoas – 63
Amapá – Não informou
Amazonas – Não informou
Bahia – 1.272
Ceará – 452
Distrito Federal – 248
Espírito Santo – 275
Goiás – Sem votação
Maranhão – Não informou
Mato Grosso – 949
Mato Grosso do Sul – 21
Minas Gerais – 4.500
Pará – Não informou
Paraíba – 73
Pernambuco – 3.500
Piauí – Não informou
Rio de Janeiro – Ainda não fechou
Rio Grande do Norte – 45
Rio Grande do Sul – 2.163
Roraima – 270
Rondônia – 234
Paraná – 314
Santa Catarina – 25
São Paulo – 7.492
Sergipe – Ainda não fechou
Tocantins – 156
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário