Obrigado Pela Visita

WEB RÁDIO

30 de agosto de 2010

Lula assina contrato de concessão da usina de Belo Monte

Decreto autoriza exploração do potencial hidrelétrico da usina.
Empresa Norte Energia ganhou leilão para construir hidrelétrica.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, assina
decreto de outorga da concessão da Usina
Hidrelétrica de Belo Monte (Foto: Antonio Cruz/ABr)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta quinta-feira (26) decreto que autoriza a concessão da exploração do potencial hidrelétrico da usina de Belo Monte, no rio Xingu (PA). Com isso, o consórcio Norte Energia, que venceu em abril o leilão para a construção da hidrelétrica, fica autorizado a iniciar as obras. O consórcio é composto por 18 empresas, tendo Eletrobras, Chesf e Eletronorte como principais acionistas. Ele poderá explorar o potencial hídrico da usina por 35 anos.
De acordo com o Planalto, a Norte Energia firmará contratos de comercialização da energia produzida em Belo Monte com as concessionárias de distribuição num valor total de R$ 62 bilhões. A expectativa é de que a hidrelétrica comece a operar em 2015. A construção da usina, que será a terceira maior do mundo
gerou protestos de ambientalistas e da população indígena que vive nas margens do rio Xingú.

saiba mais




Eles alegam que a hidrelétrica vai provocar desmatamentos e alagar tribos indígenas. O governo, por sua vez, explica que o projeto final da usina teve o reservatório reduzido em relação à proposta inicial em 60%. De acordo com a Presidência, a média de áreas alagadas por usinas hidrelétricas é de 0,49km² por megawatt, enquanto Belo Monte terá um impacto de 0,04 km² por megawatt instalado, o que não provocará grandes alagamentos.
A capacidade mínima da usina que será construída no Pará é de 11.233,1 megawatts, menor apenas que a de Três Gargantas, no rio Yangtzé, na China, e a da binacional Itaipu.

Nenhum comentário: