Obrigado Pela Visita

WEB RÁDIO

2 de janeiro de 2011

Cardíacos e diabéticos precisam de cuidados especiais antes de viajar


Pacientes devem fazer avaliação antes de pegar estrada

As grávidas fazem parte do grupo de risco e devem consultar um médico antes de viajar


Além dos cuidados básicos de saúde que qualquer viajante deve tomar antes de pegar estrada, algumas pessoas precisam ficar mais atentas porque já enfrentam problemas que podem piorar durante uma viagem. Entre eles, estão os cardíacos, diabéticos e pessoas com doenças que baixam a imunidade, como os portadores do vírus da Aids.

Os pacientes cardíacos possuem uma série de limitações, de acordo com o infectologista Marcus Vinícius da Silva, do Hospital Emílio Ribas, em São Paulo. A recomendação é para que esses pacientes não viajem para locais de altitude, como os Alpes suíços, ou então para onde não há assistência médica.

- Não existe uma contraindicação formal, existe um risco. Por isso ele precisa de uma avaliação para saber se pode viajar para determinada região.

De acordo com a infectologista Tânia Souza Chaves, responsável pelo ambulatório dos viajantes do Hospital Emílio Ribas e o do Hospital das Clínicas, ambos em São Paulo, esses pacientes não devem sair muito de suas rotinas e tentar manter a mesma dieta, já que o excesso de água ou sal pode trazer problemas.

- Uma dica é usar meias elásticas durante a viagem.

Outro tipo de paciente que deve ficar atento é o diabético. O controle do nível de açúcar no sangue pode se prejudicar caso o paciente passe logos períodos em jejum (o que pode acontecer durante deslocamentos), esqueça de tomar o remédio ou se alimenta de forma errada.

Além deles, Silva explica que para pacientes com imunidade baixa, como aqueles em tratamento contra Aids, é desaconselhável visitar alguns países africanos.

- Os riscos são grandes e o sistema imunológico pode dar uma resposta eficaz.

Tânia conta que pacientes recém-transplantados e que fazem uso de medicação também podem ficar com a imunidade mais baixa.

- Nesses casos, é melhor esperar para viajar.

Confira também

· Cuidados básicos em casa salvam vidas

· Veja como prestar os primeiros-socorros

· Quer ler mais notícias? Clique aqui

Além de todos esses pacientes, há três grupos de pessoas que precisam fazer uma avaliação antes de enfrentar estrada: gestantes, crianças e idosos.

Por todos esses motivos, os especialistas afirmam que, para esses pacientes, a visita ao médico antes das férias é obrigatória.

Nenhum comentário: