Obrigado Pela Visita

WEB RÁDIO

19 de janeiro de 2011

Nosso blog conta um pouco a historia de Paulo Afonso BA

Paulo Afonso é um município no estado da Bahia. Foi emancipada em 28 de Julho de 1958 do município de Glória. Sua área é de 1.574 km² e sua população é de 101.952 (2007). Sua densidade demográfica é de 64,77 h/km².

Faz limite, ao norte com o município de Glória, ao sul com o município de Santa Brígida, a leste com o estado de Alagoas, a oeste com o município de Rodelas e a sudoeste com o município de Jeremoabo. Sua localização geográfica é lat: 9º 24' 22"S e long: 38º 12' 53"W

História
O município é conhecido por causa das belezas e encantos naturais que são proporcionados aos visitantes, as festas tradicionais como a Copa de Vela e sem contar com o pioneirismo da cidade em relação à geração de energia no nordeste. Tudo começou com Delmiro Gouveia, um cearense que fez fortuna no sertão alagoano, e que apenas com meios próprios construiu a primeira usina do nordeste: a Usina de Angiquinho, com maquinário trazido da Europa.

A usina tinha como propósito abastecer uma futura indústria têxtil que Delmiro planejava trazer para a Cidade de Pedra, e que hoje se chama Delmiro Gouveia em homenagem a ele. Angiquinho é hoje uma usina que encanta quem a visita, seja pela antiguidade do que ainda resta dela, seja pela beleza do local.

A usina é um exemplo de força e determinação do sertanejo que, apesar das dificuldades tecnológicas da época, mesmo assim construiram um casa de máquinas em pleno paredão rochoso do cânion do Rio São Francisco.

Acesso
BR-110 para a capital, Salvador; rodovias locais para Alagoas, Sergipe, Pernambuco e municípios vizinhos. Aeroporto de Paulo Afonso com vôos diários da empresa Ocean Air (code-share com BRA) para Salvador com conexões para São Paulo e Aracaju. A Tap Portugal possui vôos para Salvador e Lisboa e a Air Canadá, para Toronto.
09° 24' 28" S 38° 13' 19" O09° 24' 28" S 38° 13' 19" O
Estado Bahia
Mesorregião Vale São-Franciscano da Bahia
Microrregião Paulo Afonso
Região metropolitana
Municípios limítrofes Santa Brígida, Rodelas, Glória, Jeremoabo e estados de Alagoas e Sergipe.
Distância até a capital 480 quilômetros
Características geográficas
Área 1.573,627 km²
População 101.952 hab. 2007
Densidade 64,77 hab./km²
Altitude 243 metros
Clima Semi-árido
Fuso horário UTC-3
Indicadores
IDH 0,719 PNUD/2000
PIB R$ 1.002.943.000,00 IBGE/2004
PIB per capita R$ 9.875,00 IBGE/2004
A história do Município de Paulo Afonso está intimamente ligada ao Rio São Francisco que passa por aqui movendo turbinas, gerando energia elétrica e produzindo progresso. Pode-se dizer que há um grande rio que passa por aqui e que, há séculos, vem trazendo vida para toda essa região.

Descoberto em 4 de outubro de 1501 - dia de São Francisco de Assis quando da exploração da costa brasileira por André Gonçalves e Américo Vespúcio, era conhecido como Rio dos Currais, pois às suas margens iam se formando pousos de boiadas, caminho dos colonizadores que penetravam nos sertões povoando e cultivando suas terras.

Só a imponência e a beleza do Velho Chico, pra fazer com que D. Pedro II percorresse centenas de quilômetros para extasiar-se diante de outra majestade, a Cachoeira de Paulo Afonso, e ali ficar, envolvido pelo barulho ensurdecedor de suas quedas, a desenhar-lhe as formas exuberantes, e merecer os versos imponentes de Castro Alves ou os acordes da sanfona e da voz de Luiz Gonzaga.

Rio São Francisco, da fonte cristalina da Serra da Canastra, em Minas Gerais a imensidão das águas de Sobradinho que fizeram o - sertão virar mar - realizando as profecias dos beatos ao abraço grandioso com o mar na divisa das terras dos Estados de Sergipe e Alagoas.

Entre os anos de 1852 e 1854, por decisão do Imperador D. Pedro II, o engenheiro alemão Henrique Guilherme Fernando Halfeld, que morava no Brasil desde 1824, fez um levantamento técnico das possibilidades de utilização comercial da hidrovia.

O engenheiro Halfeld percorreu o São Francisco de Pirapora, em Minas Gerais, até a foz no Oceano Atlântico e anotou detalhadamente tudo o que foi encontrando, légua a légua, num trabalho meticuloso onde registrava as características da geografia da região, os aspectos físicos do rio, profundidade, sinuosidade e ciclo das águas.

Em 3 de outubro de 1725 o sertanista Paulo de Viveiros Afonso recebe uma sesmaria nas terras da província de Pernambuco cujo limite é exatamente as quedas d´água. Estendendo seus limites para além da cachoeira, Paulo Viveiros Afonso teria criado, já em terras baianas, o arraial que ficou conhecido como Tapera de Paulo Afonso. Somente a partir desta data encontram-se registros com o nome de Cachoeira de Paulo Afonso as quedas que estão no limite dos Estados da Bahia e de Alagoas.

"Paulo Afonso não é somente uma fábrica de energia elétrica para o Nordeste do Brasil, mas também um núcleo de civilização no seu sentido mais largo, a levantar o nível de cultura, de saúde, de instrução dos sertanejos que defendem o seu lugar ao sol, às margens do São Francisco".

Município do Sertão baiano, situado na divisa com os Estados de Sergipe Pernambuco e Alagoas, Paulo Afonso possui cachoeiras, lagos, jardins, usinas hidrelétricas e grande potencial econômico.




Foi na primeira gestão(1993/1997) do Prefeito Anilton Bastos Pereira
Entre as obras mais relevantes na sua carreira política estão à construção do Ginásio Luiz Eduardo Magalhães, pelo então Prefeito Anilton Bastos e outras obras como:
o Parque de Exposições Djalma Vanderlei, a Usina de Triagem de Compostagem de Lixo, a Sede da Câmara de Vereadores, a Ligação do Acampamento Chesf com a Vila Poty, a Construção do Matadouro Público e a Urbanização da Avenida Apolônio Sales.


Igreja de São Francisco:
Construída em 1949, no estilo medieval, feita com as pedras do Rio São Francisco. Abriga as imagens de São Francisco de Assis, padroeiro da cidade, impressa em alto relevo de São Judas Tadeu; de Nossa Senhora da Conceição e de São José, além dos quadros que representam a Via-Crucis de Jesus. Oferece vista panorâmica da Vila Operária.
Localização: Rua do Gangorra, 156 Chesf.
Funcionamento: Diariamente, das 17:00h às 20:00h.



O entardecer de Paulo Afonso, uma cidade com um clima quente e agradável e que faz limite com:Faz limite, ao norte com o município de Glória , ao sul com o município de Santa Brígida, a leste com o estado de Alagoas, a oeste com o município de Rodelas e a sudoeste com o município de Jeremoabo. Sua localização geográfica é lat: 9º 24' 22"S e long: 38º 12' 53"W
Entrada principal do parque das Usinas da Companhia Hidro elétrica do São Francisco CHESF

Estive com minha família este final de semana pela primeira vez em férias na cidade de Paulo Afonso e constatamos suas belezas em arquiterua natural, e muitas feitas pelo homem sem a tecnologia de hoje, veja algumas fotos e um pouco da história do município.
A região de Paulo Afonso começou a ser habitada por bandeirantes portugueses, no início do século XVIII. Chefiados por Garcia D'Ávila, subiram o rio São Francisco e atingiram as terras onde hoje está localizado o município.
Em 1725, o sesmeiro Paulo Viveiros Afonso, recebeu por alvará uma sesmaria, situada na margem esquerda do rio, no lado alagoano, e que abrangia as terras da cachoeira, até então conhecida como Sumidouro.
Tempos depois, em 1913, Delmiro Gouveia, industrial e empresário da época, vislumbra com o potencial da região, e implanta um grande e ousado projeto, a primeira usina hidrelétrica do Nordeste, a Usina Angiquinho.
A partir da idéia do pioneiro Delmiro Gouveia, o então Presidente do Brasil, Getúlio Vargas assina o Decreto autorizando a organização da CHESF - Companhia Hidrelétrica do São Francisco, oficializada em 1948 com a primeira Assembléia Geral de Acionistas.
Em torno da CHESF nasce a o que viria a ser a cidade de Paulo Afonso, até então parte do município de Glória. Só em 1958 a nasce o município, através de sua emancipação política.
Paulo Afonso é uma cidade ainda jovem, com um grande futuro pela frente, uma cidade conduzida por mãos fortes de um povo trabalhador e alegre. Hoje considerada uma das melhores cidades do nordeste, dinâmica e com um grande potencial de crescimento, o verdadeiro “Oásis do Sertão”.

Ponte D. Pedro II
Ponte sobre o Rio São Francisco na BR-110 entre Delmiro Gouvea - AL e Paulo Afonso - BA.
Com uma altura de 84 metros, esta ponte francesa construída em 1958 pelo Presidente Juscelino Kubitschek.
Muito procurada para a prática de rapel e bungee jumping
Ponte metálica construida na década de 50,uma maravilha da engenharia,toda em metal encravada no belo canyon do Velho Chico. É nela que os atletas liberam sua adrenalina em saltos de bungee jump,base jump e rapel,hoje tornou-se ícone da cidade de Paulo Afonso. Passamos por aqui e fotografamos o local, confira:
PONTE METÁLICA DOM PEDRO II
Entre paredões alagados pela mão do homem, correm as águas esverdeadas do Velho Chico levando desenvolvimento para o país. A visita ao complexo é feita com guia especializado e tão logo adentra o complexo hidrelétrico se tem um panorama de toda a visita: barragens, cachoeiras, comportas, torre de transmissões de energia, pontes, cavernas, máquinas e mirantes. Mas o turista avista logo a denominada ponte Nazaré Tedesco, a ponte pênsil onde foi gravada a cena final da novela Senhora do Destino com a atriz Renata Sorrah. Confira abaixo.


PONTE QUE LEVA OS TÉCNICOS DA CHESF AO OUTRO EXTREMO ONDE JÁ É ALAGOAS.
Cachoeira de Paulo Afonso:
Queda de 80 m do Rio São Francisco sobre uma rocha granítica, recortada em plataformas. Foi represada pela Usina de Paulo Afonso para gerar a energia para todo o Nordeste, permanecendo apenas um pequeno volume. Sua abertura ocorre sempre no fim de semana, liberando cerca de 3,6 mil metros cúbicos por segundo. Em épocas programadas, as comportas da barragem são abertas e a água despenca com uma força gigantesca.
Do mirante em frente ao observatório ver-se a ponte pênsil, fechada para visitação pública, e diversos fios presos às torres de transmissão de energia, que mais parecem monstros gigantes, tamanha a magnitude.

Mirante do Cogumelo acima nesta foto:
Mirante que oferece vista panorâmica do canyon do Rio São Francisco e das barragens e usinas hidrelétricas.
Localização: Ilha do Urubu.

Rio São Francisco:
Rio conhecido como Velho Chico e Rio da Unidade Nacional, com 2.830 km de extensão, e drenando uma área de aproximadamente 631.133 km², nasce na Serra da Canastra, em Minas Gerais, e após um pequeno trecho na direção leste, segue para o norte por uma longa extensão e adentra o estado da Bahia. Muda bruscamente de direção na Bahia, onde se encaminha para leste e depois sudeste, formando um grande arco até a embocadura no Oceano Atlântico, entre Sergipe e Alagoas, passando por 5 Estados, banhando 504 Municípios, sendo o maior rio genuinamente brasileiro. Separa os Estados da Bahia dos de Pernambuco e Alagoas, e Alagoas de Sergipe. Típico rio de planalto, é navegável por cerca de 1.371 km, entre Pirapora (MG) e Juazeiro (BA) / Petrolina (PE) e por 208 km, entre Piranhas (AL) e a foz, no Oceano Atlântico; e entrecortado de corredeiras e cachoeiras, banhando uma região marcada pelo fenômeno da seca.

É hora de chegar mais perto desta aventura e conhecer os maquinários. Percorre-se um trajeto de automóvel e chega-se na entrada dos túneis abaixo da represa, que leva aos seis geradores de energia da hidrelétrica de Paulo Afonso IV. Para se ter idéia, a Paulo Afonso VI junta-se a I, II, III e hidrelétrica de Afonso Sales, constituindo uma soma de 1.524.000KW de potência. Eu fui até lá bem perto ouvir a barulho das turbinas.

Eu observando o Mirante do Teléferico:
Mirante que oferece vista panorâmica do canyon do Rio São Francisco e das barragens e usinas hidrelétricas. Possui um restaurante que serve o peixe tucunaré.
Localização: Ilha do Urubu. Infelizmente estava fechado para reforma.
Mais adiante o observatório da Chesf está fechado para visitação pública, porém, é de admirar como deve ser a vista de lá de cima. Percorre-se mais um pouco a pé por um passeio onde os sagüis dão as boas-vindas. As águasesverdeadas do Velho Chico são de hipnotizar. Os passeios e jardins do complexo são bastante agradáveis e bem cuidados, completando a paisagem.
Durante seu percurso, fertiliza as margens aglomerando a população à sua volta. Cerca de 95% da energia consumida no Nordeste através das hidrelétricas Três Marias, Moxotó, Sobradinho, Itaparica, complexo de Paulo Afonso e Xingó, todas movidas com as águas do Velho Chico. Sua nascente, formada por filetes d'água que vão se juntando, encontra-se no Município de São Roque de Minas. No local existe uma imagem de São Francisco. Tem sua foz no Município de Piaçabuçu (AL) formando um ecossistema com mangues, mata atlântica, coqueirais, gaivotas e tartarugas em desova. Suas águas, por 5 km, não se misturam com as águas do mar oferecendo uma paisagem rara. Juazeiro O Município abriga a parte do Rio onde se apresentam algumas quedas, entre elas a Cachoeira de Paulo Afonso.
PRIMEIRO CARRO UTILIZADO NOS TRANSPORTE DE MATERIAIS DA CHESF
Este era o primeiro carro utilizado para o transporte de materiais na construção das usinas da Chesf.

TORRE DE ONDE FUNCIONAVA O ESCRITÓRIO DO PRESIDENTE DA CHESF.
Esta torre era o escritório do presidente do complexo da Chesf, onde ele tinha uma ampla visão de todas as dependências das usinas, funcionava como se fosse uma torre 'radar' nos aeroportos.

Canyon do Rio São Francisco:
Paredão de rochas graníticas, com profundidades variadas que vão de 30 até 170 m, extensão de 65 km (sendo considerado o maior canyon navegável do mundo) e largura também variável, entre 50 e 330 m.Pode ser apreciado de inúmeros locais com destaque para a vista a partir da Ponte Metálica que liga os Estados da Bahia e Alagoas na BR-110. Propício à prática de rappel, tirolesa, canyoninge escalada.


1ª USINA HIDRO ELÉTRICA DO NORDESTEINAUGURADA EM 1913. USINA DE ANGIQUINHO
A partir da idéia do pioneiro Delmiro Gouveia, o então Presidente do Brasil, Getúlio Vargas assina o Decreto autorizando a organização da CHESF - Companhia Hidrelétrica do São Francisco, oficializada em 1948 com a primeira Assembléia Geral de Acionistas.
Em torno da CHESF nasce a o que viria a ser a cidade de Paulo Afonso, até então parte do município de Glória. Só em 1958 a nasce o município, através de sua emancipação política.
Paulo Afonso é uma cidade ainda jovem, com um grande futuro pela frente, uma cidade conduzida por mãos fortes de um povo trabalhador e alegre. Hoje considerada uma das melhores cidades do nordeste, dinâmica e com um grande potencial de crescimento, o verdadeiro “Oásis do Sertão”.
Sucuri ataca touro e ganha monumento na Bahia. Veja acima Eu, Pedro Afonso, Nilvânia e Nívea, meus filhos e esposa.
Ataques de sucuris são notícia no Brasil já faz séculos e um deles, em que uma sucuri imensa atacou um touro, impressionou tanto o poeta Castro Alves que ele incluiu a cena em um de seus poemas. Posteriormente, o caso ganhou até um monumento alusivo, na cidade de Paulo Afonso, no sertão baiano. Quem passa pelos muitos lagos do Capuchu, pode ver a imagem impressionante em bronze, ao lado do poema "O Touro e a Sucuri", de Castro Alves Segundo o site oficial da cidade, a escultura "O Touro e a Sucuri" é uma obra de arte que simboliza "o domínio da natureza pelo homem".
"A história desta escultura está relacionada com as transformações feitas pelo homem para desviar o curso do Rio São Francisco, aproveitando suas quedas d'água, até chegar ao que é hoje. O touro representa o rio com a sua força e formosura naturais. A sucuri representa as ciências, o conhecimento humano. É a engenharia domando o grande gigante (o rio São Francisco)", explicam.
Na visão do escultor, em relação ao poema de Castro Alves, “o touro representa a rocha, a força; a sucuri, as
águas em serpentina, quebrando a rocha; surgindo daí, a grande cachoeira."

Este é meu filho Pedro Afonso posando ao lado do Canyon do Rio São Francisco, bela paisagem do outro lado o estado de Alagoas.


ARPA - ALTERNATIVA RECICLAGEM DE PAULO AFONSO
A ARPA é uma Associação de 33 pessoas, fundada em dezembro de 1999, de utilidade pública municipal e estadual. Desenvolve atividades de recepção, triagem e comercialização de resíduos sólidos do município de Paulo Afonso (papel branco, plásticos, metais, vidros e outros). Diariamente a ARPA recebe aproximadamente 136 toneladas de lixo, recicla 3% e destina 60% de matéria orgânica para produção de composto. Para isto conta com o apoio da Prefeitura Municipal, através de um Contrato de Serviços. Como Associação de Responsabilidade Socioambiental, tem em seu espaço uma área destinada à produção de hortaliças agroecológicas, adubo orgânico e produção de mudas. Este espaço é utilizado para as atividades de educação ambiental, já que a ARPA recebe visitas de Universidades, Escolas, Prefeituras e Instituições de diversas áreas, como uma Organização Social e Ecoprodutiva de Referência Nacional e Internacional. A distribuição de recursos advindos da comercialização da produção é repartida conforme seus estatutos. A ARPA preza pelo bem-estar das pessoas associadas fundamentando-se em gestão coletiva, buscando a eficiência, eficácia e efetivadade de todas as suas ações. Informações: (75) 3281 7395

PLACA INDICANDO QUE D. PEDRO ESTEVE NA CACHOEIRA DE PAULO AFONSO

Outra placa de bronze homenageia a visita de D. Pedro II, em 1859. A área possui um bar construído em estilo rústico, sob uma torre de transmissão. Do mirante avista-se a primeira usina hidrelétrica do Nordeste, construída por Delmiro Gouveia em 1913, a "Angiquinho". À esquerda estão as belas quedas d'água da Cachoeira de Paulo Afonso, com aproximadamente 100 metros de altura apreciadas apenas em épocas programadas, quando as comportas da barragem são abertas.

ESTÁTUA EM HOMENAGEM A CASTRO ALVES A HARPA QUEBRANDO AS CORRENTES.
Mirante da Cachoeira Localizado na Ilha do Urubu, o mirante possui uma grande área verde, com jardins ornamentais e diversas pontes transpondo canyons e corredeiras. Num dos jardins está a estátua do poeta Castro Alves, em bronze, bem como, uma estrofe de seu poema em homenagem à Cachoeira, "Espumas Flutuantes".


POEMA DAS ÁGUAS DO POETA CASTRO ALVES
Leia na íntegra uma parte do poema de Castro Alves:
Enfim a terra é livre! Enfim lá do Calvário
A águia da liberdade, no imenso itinerário,
Voa do Calpe brusco às cordilheiras grandes,
Das cristas do Himalaia aos píncaros dos Andes!
Quebraram-se as cadeias, é livre a terra inteira,
A humanidade marcha com a Bíblia por bandeira-.
São livres os escravos... quero empunhar a lira,
Quero que est'alma ardente um canto audaz desfira,
Quero enlaçar meu hino aos murmúrios dos ventos,
Às harpas das estrelas, ao mar, aos elementos!

(Castro Alves)
Parque Belvedere:
Área de lazer com árvores de grande porte e muitas plantas ornamentais. É local de encontros de casais e familiares no final de semana.
Localização: Acampamento Chesf.


Aqui na foto abaixo é a frente da Escola Municipal de Ensino Fundamental Poli Valente, onde Nilvânia estudou à 25 anos. Esta escola está localizada na rua da feira defronte ao INSS.



ESCOLA MUNICIPAL POLI VALENTE PAULO AFONSO - BA
Praça das Mangueiras
Construída há mais de quatro de década a praça das mangueiras foi centro de manifestações pública e reduto de idéias que marcaram a história de Paulo Afonso,agora é um marco de integração do acampamento chesf a antiga vila poty.
Hoje a praça se transforma em parque fechando um complexo de três outras: praça do coreto;Abdon Sena e dos aposentados. Estivemos aqui e tiramos algumas fotos do local onde a professora Nilvânia estudou à 25 anos.
PRAÇA DAS MANGUEIRAS PAULO AFONSO -BA
Esta foto abaixo foi tirada no Parque Aquático PARK WATEER, eu Pedro Afonso, Nívea e Nildilene, por traz uma grande Tilápia símbolo dos rios.

WATER PARK PAULO AFONSO - BA

BALNEÁRIO DE NOVA GLÓRIA - PAULO AFONSO -BA
Balneário da Prainha:
Praia no Rio São Francisco, com 2 km de extensão, possui 16 quiosques, quadra poliesportiva, pedalinhos, aluguel de lanchas e banana-boat e marina para ancoragem de embarcações. Propícia ao banho e aos esportes náuticos. É palco de campeonatos de prancha a vela e jet ski.
Localização: Saída para Salvador, 3,5 km do Centro. Abaixo no primeiro dia de chegada, Eu, Nildilene, Nilvânia, Aldo, Lourdinha e seu Antonio.



PRAINAHA DE PAULO AFONSO
Esta foto abaixo são os funcionários da Netuno no processo de retirado dos Filés das tilápias para o setor de embalagens para o consumo.


Projeto de Pisicultura da Netuno:
Estive numa rápida visita com Aldo esposo da Engenheira Drª. Adriane Leite, quando cheguei a ver todo processo desde a chegada dos peixes até a parte final de embalagens dos filés de Tilápias que empresa NETUNO produz no local que está em pleno funcionamento e em expansão o que será o maior projeto de criação de peixes da América Latina, com estimativa para produzir 50 mil toneladas de pescado por ano, o peixe escolhido foi a tilápia, que teve uma ótima adaptação ao meio e possui uma grande aceitação no mercado. O projeto se utiliza de criações em gaiolas, implantadas no canyon do Rio São Francisco, e um sistema de cultivo em raceway. O projeto conta também com laboratório de Biotecnologia e Genética.

Aqui é um dos viveiros de criação de Tilápias depois de Petrolândia, próximo a Ponte D. Pedro, quase na chegada a Paulo Afonso.




Nenhum comentário: