Obrigado Pela Visita

WEB RÁDIO

19 de março de 2011

Paixão de Cristo na terra da música







Passado os festejos momescos, a população da cidade de Carnaúba dos Dantas, localizada na Microrregião do Seridó Oriental e na Mesorregião Central Potiguar, no Estado do Rio Grande do Norte, se prepara para realizar pela 37ª vez, a Encenação da Paixão de Cristo.
O evento é realizado todos os anos, na Sexta-Feira Santa, na Praça dos Romeiros, localizada no sopé do Monte do Galo, e reúne fieis de várias partes do Nordeste, principalmente do Rio Grande do Norte e da Paraíba.
A Paixão de Cristo é realizada desde 1975, e conta com a participação de mais de 150 tores e figurantes da pequena cidade norte-riograndense.
Todos os atores são amadores e moradores da cidade, onde exercem diversas profissões, como trabalhadores das cerâmicas, agricultores, donas de casa, funcionários públicos, garis, pedreiros, professores, dentre outras profissões.

Carnaúba dos Dantas, possui uma população de 7.429 habitantes, de acordo com o último censo do IBGE, distribuídos em uma área de 246 km². Faz divisa com o Estado da Paraíba por meio dos municípios de Picuí, Frei Martinho e Nova Palmeira. É conhecida como a “Terra da Música”, devido nela ter nascido grandes compositores, como Felinto Lúcio Dantas, cujas músicas já foram tocadas no Vaticano e Tonheca Dantas, autor da famosa valsa Royal Cinema.
A principal atividade econômica que move o município é a produção de cerâmica vermelha (telhas e tijolos), que são exportados para vários estados do país, principalmente para a Paraíba, Pernambuco, Alagoas e o próprio Rio Grande do Norte.
Os principais eventos religiosos e festivos do município, além da Paixão de Cristo, são: a Festa de Nossa Senhora das Vitórias, padroeira do Monte do Galo, que é comemorada no dia 25 de outubro; a Festa de São José, padroeiro da cidade, que é comemorado no dia 19 de março; a Festa de Santa Luzia, no dia 13 de dezembro; e o Forrozão do Seridó, que é realizado todos os anos na primeira semana de julho.

Os principais pontos turísticos do município são:

Monte do Galo – tido como o maior santuário religioso do Seridó paraibano e potiguar, o Monte do Galo foi inaugurado em 25 de outubro de 1928, com celebração de missa pelo Padre Bianor Emílio Aranha, da paróquia do Acari, que abençoou o seu cruzeiro. A denominação desse lugar deriva de lendas muito antigas, que remontam ao início da colonização do Vale co Rio Carnaúba, as quais falam de um galo cantando em cima do Serrote Grande (como era então chamado o atual Monte do Galo), à época em que não existiam moradores por perto. O cantar causou espantos nos moradores da Fazenda Baixa Verde, de propriedade do Major Antônio Dantas Corrêia, a mais próxima do serrote. Outras lendas referem-se ao mesmo cantar do galo, porém, sendo ouvido pelos matutos e tropeiros que passavam pela região em épocas imemoriais. Pedro Alberto Dantas, um dos idealizadores do movimento de ereção do Monte do Galo, doou a imagem de Nossa Senhora das Vitórias em 1928, a qual se tornou padroeira do santuário e origem das constantes romarias.
Serra da Rajada – localizada no acesso principal da cidade, possui uma estrutura rochosa monolítica e abriga várias fontes de água em seu sopé. Guarda estórias lendárias, como a de um carneiro dourado que salta do cume da Serra da Rajada para a Serra do Marimbondo, e ainda a estória de um tesouro incrustado dentro da Serra.
Pedra do Dinheiro – localizada na entrada da cidade, próximo ao Santuário de Santa Rita de Cássia, destaca-se tanto por sua forma e beleza como pela quantidade de lendas que tem gerado na imaginação popular. Diz a lenda que os antigos moradores da região viam, à noite, um carneiro de ouro encantado em cima da Pedra e que, ao redor dela, existem várias “botijas” enterradas. Nas décadas de 60, 70 e 80 do século passado, os arredores da Pedra foram explorados na busca de minérios.
Pedra de Gambão – grande rochedo de beleza natural. O referido nome deu-se através do cidadão Gambão, que mantinha os cuidados de preservação e conservação da Pedra. Atualmente, ela é vista como um atrativo turístico, onde as pessoas visitam e apreciam a sua beleza. A Pedra de Gambão fica localizada na Rua Mamede Azevedo, próxima à Prefeitura Municipal de Carnaúba dos Dantas.
Igreja Matriz de São José – sua história começa com a bênção de uma capela em honra a esse orago em 19 de março de 1900. A devoção a São José surgira de uma promessa feita Por José Martins de Medeiros, nos anos de 1870, quando os sertões do Seridó foram acometidos de uma grande seca e morrinha de gados. José Martins prometeu a são José que construiria uma capela em sua homenagem caso a seca e a mortandade parasse, o que logo aconteceu. Ele, no entanto, não conseguiu em vida cumprir a promessa feita, apenas edificou uma casa, conhecida como a Casa de São José.
Sítios Arqueológicos – apresentam figuras rupestres datadas de aproximadamente 9 mil anos, onde estão registrados indícios de uma sociedade e diversas culturas que se mostram inscritas nas faces dos lajedos à beira dos cursos d’água, nas furnas e nas encostas das serras, que mostram a vida cotidiana dos moradores da região na época pré-histórica.
Castelo Di Bivar – localizado no alto de uma colina às margens da rodovia RN-288, trata-se de uma imitação de um castelo renascentista francês. Erguida por volta de 1984, a obra se encontra inacabada até hoje.O nome do castelo é uma homenagem ao filme El Cid. Após assistir ao filme o proprietário José Ronilson Dantas se sentiu atraído pelo estilo medieval, o que resultou na construção do castelo. Conhecido em toda a região, tornou-se uma das principais atrações turísticas do Seridó potiguar. As suas dependências serviram como cenário para o filme “O Homem que Desafiou o Diabo”, de 2007.O Castelo Di Bivar encontra-se em uma propriedade particular, e portanto, para se visitar o castelo, é necessário reservar antecipadamente a visita.
Santuário de santa Rita de Cássia – sua história está associada à morte da senhora Joana Faustino, conhecida como Joana Turuba. Acometida de bexiga braba (varíola), foi retirada no ano de 1953 para o sopé da Serra do Marimbondo pelas autoridades locais com medo do contágio. Ali, abraçada a um quadro de Santa Rita, morreu pelos efeitos da bexiga. Foi sepultada no mesmo local, em uma cova rasa. Tempos depois, as pessoas que transitavam pelas redondezas começaram a sentir forte cheiro de rosas e, desesperadas em suas situações de vida, começaram a rogar preces à alma de Joana, as quais foram atendidas. Em 1987 através de doações, foi iniciada a capela de Santa Rita de Cássia.
Fundões – formação rochosa de cânions onde durante o período das chuvas é possível se banhar em suas águas. Subindo o riacho é possível ver várias pinturas rupestres e gravuras.
Carnaúba dos Dantas, além das belezas naturais, possui um povo bastante hospitaleiro, que lhes aguarda de braços abertos, não só durante a Semana santa, mas todos os dias do ano.

Nenhum comentário: