Obrigado Pela Visita

WEB RÁDIO

17 de março de 2011

Pesquisadores dizem que modelo da Mona Lisa era homem



Eles usaram uma análise feita a partir de reproduções digitais da obra
Getty Images
Pesquisador diz que Da Vinci pintou nos olhos de Mona Lisa
as letras iniciais do nome de seu jovem assistente
Leonardo da Vinci usou um jovem como modelo para sua Mona Lisa, asseguraram nesta quarta-feira (2) pesquisadores italianos especializados no esclarecimento de mistérios artísticos, uma tese na qual especialistas do Museu do Louvre, onde fica a obra, não acreditam.
Silvano Vincenti, presidente do Comitê Nacional para a Valorização dos Bens Históricos, afirmou aos jornalistas que um jovem assistente do mestre renascentista chamado Salai foi o modelo do célebre retrado da Mona Lisa, também conhecida comoGioconda.
Salai, cujo verdadeiro nome era Gian Giacomo Caprotti, começou a trabalhar com o artista aos 16 anos e permaneceu a seu lado durante 25 anos. Foi, dizem, sua musa e seu modelo para vários quadros. Segundo Vincenti, os dois homens mantinham uma relação "ambígua" e é possível que fossem amantes.
Vincenti destaca a grande semelhança entre os traços dos rostos dos protagonistas de São João Batista e Angelo Incarnato com o nariz e a boca da Mona Lisa. Segundo esse pesquisador, o mestre deixou indícios, pintando nos olhos daGioconda uma minúscula letra L de Leonardo e uma S de Salai.
Ele diz que, para chegar a essas conclusões, sua equipe baseou-se em uma análise de reproduções digitais de grande qualidade.
Mas o Louvre, proprietário da Mona Lisa, tem suas dúvidas.
Consultado, o museu lembra que "o quadro foi submetido a todas as análises de laboratório possíveis em 2001 e em 2009. Não foi encontrada nenhuma inscrição [letra ou cifra] durante estes exames".

Nenhum comentário: