Obrigado Pela Visita

WEB RÁDIO

27 de dezembro de 2009

OLINDA TEM O MAIOR PRESÉPIO DO BRASIL


Neste ano de 2009, Olinda celebra o Natal com a montagem do maior presépio do Brasil... São dezenas de bonecos-gigantes espalhados pela encosta do morro do Carmo, tendo como fundo a mais antiga Igreja Carmelita das Américas.
A “Pátria dos bonecos”, ganha agora um presépio à altura da tradução que ostenta, de ser o celeiro dos bonecos pequenos (“mamulengos”) e grandes (“bonecos-gigantes”, como parte da decoração natalina programada para os Sítios Históricos. É o maior presépio já montado em todo País, com 75 enormes figuras bíblicas, distribuídas pelo tradicional morro, em meio à Praça da Preguiça e a Avenida da Liberdade, rodeado por outros monumentos de grande valor..
O criador do presépio é o artista plástico Fernando Augusto Gonçalves, uma das maiores autoridades em bonecos de todo o Brasil, museólogo, autor do ontológico livro “Mamulengo – um povo em forma de boneco”, publicado pela FUNARTE/MEC e criador do Mamulengo Só-Riso, de Olinda.
Com uma proposta singular, o presépio natalino da cidade Patrimônio da Humanidade possui 75 bonecos-gigantes e a Igreja que lhe serve de cenário foi especialmente iluminada para a ocasião. Os personagens com alturas entre 6m a 2m estão expostos em praticáveis de diferentes níveis e alturas, criando sinuosidades topográficas e gerando um ritmo expositório com mais de 100m de cena aberta. Uma iluminação cênica em todo o conjunto completa o clima de magia e toda essa Arte ficará exposta até o Dia de Reis - 06 de janeiro de 2010 -, quando oficialmente se encerram os festejos natalinos no nordeste.
Em todos os dias um sistema de som, das 10h da manhã à meia noite, mostra um repertório do cancioneiro natalino brasileiro e internacional, canções eruditas mundialmente conhecidas, batuques ritualísticos e dobrados de procissões, tudo organizado pela equipe do Grupo Mamulengo Só-Riso, que acaba de receber do MIinC a comenda “Ordem do Mérito Cultural do Brasil”
A abertura da programação será neste domingo, dia 13, às 18h.
É uma criação de beleza a uma nessa terra de tantos encantos!

Não deixe de comentar nossas postagens.
Gostou desse assunto, envie para seus contatos.
Obrigado pela visita e esperamos sempre sua volta.
E-mail.nossavisaoolhar43@gmail.com

Nenhum comentário: