Obrigado Pela Visita

WEB RÁDIO

16 de dezembro de 2009

Uma palavra da porra


Pode dizer que hoje a Bodega está desbocada que eu não me importo.
O fato é que o discurso de Lula em que ele diz que quer tirar “o povo da merda” e a reação (totalmente previsível) dos coleguinhas me lembrou um texto que eu escrevi há uns dez anos.
Recordar é viver (nessa porra):
Outro dia li um texto de Millor Fernandes (será que era dele mesmo?) sobre palavrão. O dito cujo me chegou pela internet, num imeiu da minha grande amiga Juliana Hip. Dizia que era a minha cara. E era.
A crônica, maravilhosa, defendia o uso dos termos chamados de “baixo calão” e glorificava o intenso significado de termos fantásticos quanto “nem fudendo” ou “vá tomar no seu cu”.
Só acho que faltou uma menção ao mais comum de todos. Não acho justo que se fale destas palavras tão especiais sem que se dedique ao menos um paragráfo ao “porra”. Vou dedicar um texto.
Sim.”Porra” significa esperma. Aprendi isso durante a adolescência, anos e anos depois de incorporar a palavra no meu vocabulário cotidiano. Fui agora num desses dicionários online da vida e me disseram que também poderia ser “porrete” ou apenas uma interjeição. Cá pra nós. Uma coisa que a “porra” não é, é apenas.
A verdade é que no português “bem dizido” das ruas, porra é tudo (”essa porra toda”). Ou nada (”porra nenhuma”). Ouvi dizer que, no Nordeste do Brasil, porra é vírgula. Seria subestimar o alcance do vernáculo.
O camarada está dormindo. Toca o despertador. Imediatamente o grito forte, a pronúncia rápida, ríspida: “Porra”. Seria o mesmo dizer: “Eu não acredito que já são oito horas e eu preciso ir trabalhar. Realmente eu preferia continuar dormindo”.
O mesmo moço toma banho, sai de casa e, na primeira esquina, cruza com uma formosa dama. Ela passa, ele olha para a bunda dela e diz um longo e pensativo “poooorra”. Leia-se: “meu Deus do céu, que menina linda. Se ela olhar para mim, eu a peço em casamento na mesma hora”.
“Porra” pode ser vocativo (”Ei, porra, bora para a festa!?”). E pode ser locução adjetiva (”porra de festa…tou com sono, porra).
Também é numero (”um porrilhão de dólares, uma porrada de coisa) e serve para denotar espanto (”tá com a porra!” ou “deu a porra!”); ênfase (”quem porra é esse cara?”); frustração (”poooorra, eu pensei que ia receber aquele aumento…”); rejeição (”nem com a porra”); e até alegria. O centroavante que marca um gol e berra “porra!”, na verdade está querendo dizer “Fiz um gol! Fiz um gol! E ai, torcida? Quem vai dizer que eu sou perna de pau agora? Fiz um gol! Fiz um gol!”.

Cinco letrinhas

Dominar o uso do “porra” não é tão fácil quanto parece. Há alguns anos, dei aulas de português para seis gringas que vieram ao Recife. Fiz questão de dedicar algum tempo para explicar que “um filme da porra” é completamente diferente de “a porra do filme”. Quando não se sabe ou não se quer pensar numa palavra, o uso do “porra” é permitido em algumas ocasiões mais informais “Ei, velho. Me dá essa porra aí”. Nesse caso, “porra” pode ser um alicate, um martelo, um saleiro ou até porra, se a discussão estiver acontecendo numa clinica de fertilização.

Eita palavrinha da porra…

Não deixe de comentar nossas postagens.
Gostou desse assunto, envie para seus contatos.
Obrigado pela visita e esperamos sempre sua volta.
E-mail.nossavisaoolhar43@gmail.com

Nenhum comentário: